NÃO FIQUE SÓ, FIQUE SÓCIO!

Metalúrgico: Sindicalize-se e fortaleça seu Sindicato!

CLIQUE AQUI e preencha o formulário.

Se você ainda não é sóci@ não espere mais. Chegou a hora. Venha pra luta também. Faça parte do time dos trabalhadores conscientes.

O nosso sindicato representa mais de 29 mil metalúrgicos espalhados em centenas de fábricas instaladas em oito cidades que compõem a base territorial.
A principal ação do sindicato se dá no dia a dia com a presença permanente dos dirigentes nas portas das empresas.
Dessa forma são realizadas assembleias com carro de som, reuniões na sede e subsedes para encaminhar as reivindicações dos trabalhadores.
O sindicato conta também com atendimento permanente na sede em Limeira e subsede em Rio Claro. Em Iracemápolis, os companheiros são atendidos durante os plantões da diretoria.
A ação sindical é desenvolvida pelas secretarias, entre elas a de Cultura e Esportes, a Secretaria Jurídica e a Secretaria de Saúde.
Toda essa estrutura coloca o Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira e Região entre os mais fortes. Mas para manter todo o trabalho ninguém pode FICAR SÓ. É preciso FICAR SÓCIO.
Quanto mais SÓCIOS, mais FORTES E RESPEITADOS serão o SINDICATO e os TRABALHADORES e dessa forma é possível manter e ampliar os nossos direitos.

Direito garantido pela Convenção Coletiva
Realizar a sindicalização é um direito garantido pela Convenção Coletiva de Trabalho dos Metalúrgicos, que determina: “com o objetivo de incrementar a sindicalização dos empregados, as empresas colocarão a disposição dos respectivos sindicatos representativos da categoria profissional, duas vezes por ano, local e meios para esse fim."

Porque ser sindicalizado
Um sindicato ainda mais forte, permanentemente presente em todas as fábricas da categoria, organizando campanhas permanentes para garantir e ampliar os direitos de todos os metalúrgicos. Como sindicalizado você vai desfrutar de uma ampla área de recreação em Limeira e Rio Claro, Colônia de Férias, assistência jurídica, departamento de saúde do trabalho e muitos outros benefícios.

Quanto você paga para ser sindicalizado
Pela garantia e ampliação dos seus direitos e por todos os benefícios você vai pagar apenas 1,5% do seu salário mensal. E você ainda vai receber de volta todos os anos o Imposto Sindical (Dia do Governo), que vem descontado no mês de março e a Taxa Negocial da Campanha Salarial.

Direitos e deveres do sócio
- Votar e ser votado nas eleições sindicais realizadas a cada três anos;
- Cobrar da diretoria e dar opiniões sobre as ações do dia-a-dia do sindicato;
- Participar de todas as assembleias, congressos e reuniões convocadas pela diretoria;
- Conhecer todas as atividades do sindicato, sua situação financeira e votar nas assembleias de apresentação de balanço e de aprovação de orçamento;
- Apresentar propostas de luta na defesa dos direitos dos trabalhadores;
- Utilizar e desfrutar das colônias de férias conveniadas e de todos os serviços conveniados que oferecem descontos especiais. Utilizar todas as dependências da entidade com prioridade absoluta no atendimento;
- Pagar a mensalidade do sócio é de 1,5% por mês, do salário base. Ou seja, não contam adicional noturno, benefícios, horas extras, salário-família etc.;
- Ter todo ano a devolução de 60% do Imposto Sindical e da Taxa Negocial cobrada após a assinatura de acordos de Participação nos Lucros ou Resultados e dos acordos coletivos;
- Ao se aposentar e sair da fábrica ter o compromisso de avisar ao sindicato em, no máximo, 12 meses e trazer a carteira profissional com a baixa e a carta de concessão de aposentadoria do INSS;
- Ter o compromisso de andar sempre munido da carteirinha de sócio e apresentá-la sempre que solcitada para a utilização dos serviços oferecidos pela entidade e;
- Ter o compromisso da ajudar a diretoria a zelar pelo patrimônio da entidade, ajudando a fiscalizar e cobrando as ações sempre que necessárias.

Para se sindicalizar você pode preencher o formulário que está no site, imprimir e levar a até a secretaria do Sindicato.